Adeus Pedro!

Fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento do Pedro Niny Duarte. As palavras ainda faltam para expressar a nossa, profunda consternação e tristeza.

O Pedro Niny passou muito novo por aqui e deixou uma marca indelével nesta instituição e estou certo, em todos aqueles que com ele conviveram ou trabalharam mais de perto.

Um jovem biólogo e investigador muito promissor, apaixonado pelo mar e pelos elasmobrânquios, competente e curioso, participou em muitos trabalhos e inúmeras campanhas de mar, principalmente nas campanhas dos Demersais, nos Açores, na Madeira e em Cabo Verde. Era das coisas que mais gostava de fazer, confessou um dia !

Num dos anos de campanhas, decidimos que ele ficaria encarregue de tirar boas fotografias a todas as espécies que capturássemos nos cruzeiros e fê-lo nos três arquipélagos com grande competência e entusiasmo. Alguns de vós lembrar-se-ão das centenas de belas fotografias que obteve. Cada peixe era limpo rapidamente com todo o cuidado e paciência para não perder as cores originais, e fotografado num fundo igual e neutro para todos as espécies.  Cada raio e cada barbatana limpa com algodão embebido em álcool para ficaram mais abertas e ao mesmo tempo temporariamente mais rigídas, e todo o peixe húmido mas a brilhar o suficiente para não haver reflexos indesejáveis na fotografia. Pareciam vivos !  Desta tarefa resultou um banco de imagens espectacular com o objectivo das imagens poderem ser utilizadas em artigos, relatórios, ilustrações, etc. A colecção de fotos das espécies de peixes, que guardamos no ImageDOP, foi também enviada na altura para o Fishbase e são as que ilustram muitas das nossas espécies.

Ficarão para sempre como ©Pedro Niny Duarte/ImageDOP.

A bordo, o Pedro era sempre dos primeiros a chegar ao convés e dos últimos a vir almoçar ou a ir descansar. Os tubarões eram a sua paixão. Identificava, fotografava, media, pesava, anotava, amostrava, marcava, contava embriões ou ovos, media-os e pesava, etc. Observava as formas das barbatanas, as distâncias relativas, as escamas, os dentes, anotava e corrigia/acrescentava nos livros de identificação.

A determinada altura e pelas poucas perspectivas que se adivinhavam na investigação, o Pedro decidiu experimentar outros saberes e acabou como Chefe Pedro Niny Duarte passando por vários restaurantes e projectos nesta área no Continente.

Há família e aos amigos as mais profundas condolências.

Até sempre Pedro, por cá serás sempre lembrado com saudade pelos amigos e por aquilo que nos deixaste !

Últimos destaques

Mais notícias