Apresentação do programa Blue Bio Value

Numa iniciativa da Fundação Oceano Azul teremos no dia 17 de julho, quarta – feira , pelas 14:00  um apresentação no auditório do DOP do Programa Blue Bio Value com vista a explorar eventuais vias de colaboração na construção de uma componente de ideação que dinamize os alunos e investigadores dos Açores e o potencial imenso dos biorrecursos marinhos da região, através da promoção de uma nova economia azul que tenha sempre a sustentabilidade e a preservação do oceano como azimute.

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE EMPRESAS – BLUE BIO VALUE

A Fundação Oceano Azul acredita profundamente que um oceano produtivo e saudável é essencial para o desenvolvimento da humanidade, pelo que queremos contribuir para alterar o paradigma da exploração económica em que o mundo assenta hoje e encontrar novos modelos que permitam dissociar o crescimento económico da deterioração do ambiente marinho e das zonas costeiras, nomeadamente através de uma nova economia azul que acelere essa dissociação e que permita retirar riqueza do oceano sem o prejudicar.

Uma revolução económica que possa explorar um ativo tão rico como o oceano de uma forma mais sustentável poderá, não só, contribuir para mitigar os efeitos negativos do atual modelo económico global, mas também gerar efeitos positivos na descarbonização do planeta, objetivo este que irá influenciar de forma transversal as nossas escolhas durante este século.

É esta visão de futuro que levou à parceria entre a Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian no desenho do programa Blue Bio Value, cuja primeira iniciativa foi a criação de uma aceleradora de projetos e startups ligadas à bioeconomia azul. Se é verdade que existe muito conhecimento cientifico relacionado com estas temáticas, sendo Portugal inclusive um dos principais países neste estudo e investigação, é também verdade que o empreendedorismo que resulta deste conhecimento é ainda muito residual. Urge criar as condições necessárias para que sejam gerados mais produtos, serviços e processos que cheguem ao mercado e que sejam alternativas reais e viáveis ao que existe hoje. Sabemos que existe o conhecimento e sabemos que uma, cada vez maior, parte dos consumidores procura hoje soluções mais sustentáveis.

O programa de aceleração de empresas – Blue Bio Value – visa multiplicar as oportunidades de negócio ao longo da cadeia de valor dos biorrecursos marinhos, incluindo da biotecnologia marinha, e que tenham como solução o desenvolvimento de produtos ou serviços sustentáveis, cuja exploração possa contribuir para uma utilização mais saudável do oceano.

Todas as informações estão no site da iniciativa .

O vídeo da 1ª edição de 2018 pode ser visto aqui.

A iniciativa é aberta  a todos.