Áreas de Investigação

Áreas de Investigação

Tirando partido da nossa posição estratégica no meio do Atlântico, este centro pretende fazer a diferença no avanço da compreensão do oceano aberto e do mar profundo, para o qual muitas questões ecológicas importantes permanecem desconhecidas.

Os seus grupos biológicos chave, (organismos gelatinosos, lulas, peixes mesopelágicos e a altamente vulnerável megafauna) – e as características fisiográficas (das planícies abissais, montes submarinos e cordilheiras, zonas hidrotermais, às frentes oceânicas e às ilhas) são excecionalmente acessíveis para investigação na região dos Açores.

Áreas científicas

Literacia dos oceanos

Difundir o conhecimento e ensino das ciências marinhas na comunidade científica, utilizadores do meio marinho, estudantes e por toda a sociedade.

Governança

Aconselhamento técnico para a gestão e conservação dos ecossistemas costeiros insulares, do oceano aberto e mar profundo a diferentes órgãos governamentais (ex. ONU, FAO, UE, OSPAR, Governo Nacional e Regional).

Economia Azul

Facultar informações de apoio às oportunidades atuais e inexploradas do crescimento azul, assegurando ao mesmo tempo uma gestão sustentável dos ecossistemas de oceano aberto e profundo

Alterações globais

Estudo da estabilidade e resiliência dos ecossistemas, suas funções e serviços às mudanças provocadas pela pressão climática e humana.

Tecnologia

Para superação das dificuldades de observar e descobrir o mar aberto e o fundo do mar.

Ver projetos

Para mais informações e questões contacte-nos!

Contactos