Concurso para Bolsa de Investigação (BI), Grau Mestre

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de mestre no âmbito do projecto “Elaboração e Implementação de Programa de Conservação e Monitorização do Património Natural dos Açores: Estado de Conservação e Relatório de Monitorização das Plantas e Habitats Terrestres da Diretiva Habitats”. A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em outubro de 2019.

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza ou áreas afins. Devem ainda possuir conhecimentos avançados na flora e vegetação dos Açores, capacidade de trabalhar em ambiente SIG na ótica do utilizador;- conhecimentos de cartografia digital da vegetação- Experiência profissional em:

  1. Flora e vegetação dos Açores;
  2. Identificação de espécies e de habitats naturais dos Açores;
  3. Metodologias de recolha de dados de campo em ecologia e biomonitorização;
  4. Capacidades operativas de cartografia de campo e utilização de GPS;
  5. Sistemas de informação geográfica, bases de dados outros programas de análise de dados em ecologia.

Será ainda valorizado experiencia em programas de monitorização da gestão sustentável da floresta, conhecimento no desenvolvimento de metodologias de identificação de indicadores de equilíbrio ambiental, em zonas húmidas e ainda conhecimento dos indicadores do sistema de certificação FSC internacional e dos altos valores de conservação; Carta de condução de ligeiros; Línguas estrageiras (Inglês); capacidade de preparar relatórios técnicos/científicos e capacidade de trabalho em equipa.

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de Estratégias de Monitorização do impacto de programas de gestão de produção florestal sustentável, na biodiversidade, dentro de espaços da Rede Natura 2000.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº40/2004, de 18 de Agosto e alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei nº 89/2013 de 9 de julho, Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro e,Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro, decreto lei 123/2019 de 28 de agosto e pelo Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Grupo Ecologia Vegetal Aplicada Ilha Terceira sob orientação científica do Doutor Eduardo Dias

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em outubro de 2019, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal:  O montante da bolsa corresponde a 989.70 € (novecentos e oitenta e nove euros e setenta cêntimos) , conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT,I.P. no País:

(https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

 A este valor acresce Seguro Social Voluntário (por apresentação do comprovativo de pagamento) e Seguro de Acidentes Pessoais. A remuneração mensal e o seguro social voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, tendo em conta a formação académica e a experiência profissional descrita nos requisitos de admissão. Poderão ser realizadas entrevistas para avaliar melhor a capacidade dos candidatos.

Apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 a 20 de setembro de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas, acompanhada dos seguintes documentos:, Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações literárias, comprovativos das qualificações, experiencias profissionais e, eventualmente, portfolio. O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura. As candidaturas deverão ser enviadas por email para Doutor Eduardo Dias eduardo.mf.dias@uac.pt

Composição do Júri de Seleção: Eduardo Dias (Presidente do Júri), Cândida Mendes (Vogal) e Dinis Pereira (vogal)

Notificação dos resultados :. Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.