Concurso para Bolsa de Investigação para Doutorados – Mission Atlantic

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para doutorados no âmbito do projeto de investigação em curso no IMAR Instituto do Mar ‘Mission Atlantic: Atlantic Marine Ecosystems & Services (EU H2020-LC-BG-08-2018-862428)’

A bolsa terá a duração de 12 meses, renovável até ao máximo de 36 meses, com início previsto em janeiro de 2021.

1- Posição: O candidato selecionado irá desenvolver tarefas de apoio ao projeto, incluindo articulação com outros projectos relevantes para o mesmo.

2- Área Científica: Biologia Marinha, Ecologia Marinha ou áreas afins.

3- Requisitos de admissão: Os candidatos devem obrigatoriamente possuir:

i) Doutoramento em Biologia Marinha, Ecologia Marinha, ou áreas afins e cujo grau tenha sido obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura;

ii) Experiência em investigação em ecologia e conservação marinha;

iii) Competências e experiência em projectos envolvendo Planeamento Espacial Marinho (‘Marine Spatial Planning’) e utilizadores (‘stakeholders’) marinhos;

iv) Boas capacidades de comunicação (oral e escrita) em Português e Inglês;

v) Disponibilidade para viajar com frequência para fora do país para participar em reuniões de projectos e workshops.

Para além destes requisitos de admissão, as seguintes competências e capacidades serão altamente valorizadas:

vi) Participação em projectos e iniciativas sobre o ambiente marinho dos Açores,

vii) Conhecimento sobre o ambiente marinho dos Açores nas suas vertentes costeira, de mar profundo e de oceano aberto, incluindo tipos e fontes de informação existentes;

viii) Conhecimento dos quadros legais de utilização do mar dos Açores e adjacente (Regional, Nacional e Internacional)

ix) elevada independência, capacidade de trabalhar em equipas internacionais e multidisciplinares, e de cumprir prazos.

Caso o diploma de doutorado tenha sido concedido por uma instituição de ensino superior estrangeira, esse diploma deverá obedecer ao disposto no Decreto-Lei nº.  66/2018, de 16 de agosto até a assinatura do contrato.

4 – Plano de trabalho:

O candidato selecionado terá as seguintes tarefas específicas, em coordenação direta com o Investigador Responsável:

Participar ativamente nas tarefas preparatórias e de lançamento do projeto, em particular as que respeitam ao ‘case study’ dos Açores, incluindo pesquisa bibliográfica, contacto com outros investigadores e fontes de informação, compilação e disponibilização de  informação, estruturação do case study e suas sub-componentes, e interação com restantes equipas do projecto.

Desenvolver a articulação com outros projectos relevantes para desenvolver o ‘case study’ dos Açores, incluindo os projectos H2020 SUMMER, MEESO e iAtlantic, e os programas Blue Azores e Monico.

Dar apoio a estudantes e assistentes de investigação na análise de dados e trabalho prático, incluindo de mar;

Participar em cruzeiros científicos para recolha de dados e amostras para os projectos;

Escrever e contribuir para a produção de artigos científicos;

Participar em reuniões de projectos e workshops;

Contribuir para a elaboração atempada de todos os relatórios, documentos e produtos necessário no decorrer dos projectos.

5- Legislação E regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica com todas as alterações introduzidas (Decreto Lei 202/2012 de 27 de agosto, Decreto Lei 89/2013 de 9 de julho, Decreto Lei 233/2012 de 29 de outubro, Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro, Decreto Lei nº 123/2019 de 28 de agosto

Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. https://dre.pt/application/conteudo/127238533

6- Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica do Doutor Pedro Afonso.

7- Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, renovável até ao máximo de 36 meses, com início previsto em janeiro de 2020.

8- Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1616.00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_Valores_SMM_LOE_2020.pdf). O bolseiro estará coberto por um seguro pessoal e contribuição voluntária ao sistema nacional de previdência social.

9- Métodos de seleção: A avaliação basear-se-á na análise do Curriculum Vitae detalhado, considerando os elementos que demostrem as capacidades requeridas neste anúncio bem como o cumprimento dos critérios de admissão. Os candidatos que não cumprirem os requisitos mínimos de admissão (pontos i a v) serão excluídos do concurso. Pode eventualmente ser exigida entrevista.

10- Apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27  de novembro a 14 de dezembro de 2020 (10 dias úteis ) As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por email para: candidaturas@imar.org.pt  através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

– Carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão;

– Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações literárias.

O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura.

11- Composição do Júri de Seleção: Pedro Afonso (Presidente do Júri), Mónica Almeida e Silva (Vogal), e Jorge Fontes (vogal)

12- Notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.

Últimos destaques

Mais notícias