Concurso para contrato de Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD)

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD) no âmbito do contrato de prestação de serviços de apoio técnico e científico ao desenvolvimento do Projecto “MISTIC SEAS II – Applying a subregional coherent and coordinated approach to the monitoring and assessment of marine biodiversity in Macaronesia for the second cycle of the MSFD”, adjudicado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), parceiro coordenador responsável pelo projecto, ao IMAR/Açores, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, Ilha do Faial, Horta.

Área Científica: Biologia Marinha.

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão obrigatoriamente possuir: 1) Doutoramento em Biologia, Biologia Marinha ou área afim; e 2) capacidade científica ou experiência profissional comprovadas em análise estatística e modelação espacial (ex, GLM, GAM, análises de séries temporais, análises Bayesianas), modelação de dados de demografia (ex, modelos de captura-recaptura), modelação do impacto das perturbações humanas nas populações animais. O não cumprimento destes requisitos será motivo para exclusão das candidaturas.

Plano de trabalhos: O bolseiro terá como funções específicas:

a. Desenvolvimento de modelos preditivos da distribuição das populações de cetáceos e de modelos preditivos da exposição dessas populações a actividades humanas;

b. Elaboração de uma análise de risco para as populações de cetáceos;

c. Participação nos workshops previstos no projecto, assim como em quaisquer outras reuniões de trabalho que sejam necessárias;

d. Assistir na elaboração dos relatórios técnico-científicos previstos no âmbito do projecto.

Legislação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº40/2004, de 18 de Agosto e alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei nº 89/2013 de 9 de julho, Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro e Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro, e pelo Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR- Instituto do Mar, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica da Dr Rui Prieto.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 9 meses e meio, com início previsto em 15 de Janeiro de 2018, em regime de exclusividade nos termos previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos.

Valor da bolsa: O bolseiro terá uma remuneração mensal de acordo com a tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. para BPD em Portugal. A este valor acresce Seguro Social Voluntário (por apresentação do comprovativo de pagamento) e Seguro de Acidentes Pessoais. A remuneração mensal e o seguro socal voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

Avaliação: A avaliação basear-se-á na informação contida nos seguintes documentos a fornecer: CV detalhado, fotocópia de certificados de habilitações, juntamente com outros documentos que possam ser considerados de valor para avaliar o candidato em relação à presente posição. A avaliação dos candidatos será baseada nos seguintes parâmetros, pontuados de 1 a 5 valores: 1) Formação Académica; 2) Formação e experiência comprovadas (preferencialmente com publicações em revistas científicas) em análise estatística e modelação espacial; 3) Formação e experiência comprovadas em processamento e análise de dados oceanográficos em Sistemas de Informação Geográfica, R ou Matlab, 4) Publicações em revistas internacionais indexadas. Aos parâmetros 2) e 3) será dada uma ponderação de 2 valores.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 28 de Novembro de 2018. As candidaturas devem ser formalizadas, e acompanhadas obrigatoriamente dos seguintes documentos: Carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão, Curriculum Vitae detalhado, documentos comprovativos dos graus académicos, e cópia de documento de identificação (BI/CC/Passaporte). O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura. As candidaturas deverão ser enviadas por email (assunto: Concurso BPD-Cetáceos) para Doutor Rui Prieto (rprieto@mare-centre.pt), cc para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt).

Composição do Júri de Selecção: Doutor Rui Prieto (Presidente do Júri), Doutora Cláudia Oliveira (Vogal) e Doutor Fréderic Vandeperre (Vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final e enviados por correio electrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.