CONCURSO PARA CONTRATO DE TRABALHO A TERMO RESOLUTIVO INCERTO

Encontra-se aberto concurso para um assistente de investigação no âmbito de um contrato de trabalho a termo resolutivo incerto, cujo início está previsto para agosto de 2020.

1-Posição: Assistente de Investigação no âmbito do projeto OMEGA PDR2020-101-032028 financiado pelo PDR, doravante denominado por ‘OMEGA’, desenvolvido pelo IMAR-Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

2-Área científica: Modelação Ambiental

3-Requisitos de admissão: mestre em modelação hidrodinâmica e de qualidade da água. Experiência comprovada em sistema MOHID;

4-Funções: O candidato terá como funções específicas:

Implementação um modelo de previsão meteorológica de alta resolução para previsão de precipitação e das restantes condições atmosféricas, de modo a ser integrado com os modelos hidrológicos de água disponível e de qualidade da água – fornecendo condições de fronteira – e utilizando a melhor topografia disponível. O modelo numérico a utilizar (o WRF) será “aninhado” em modo offline com outros modelos de previsão já existentes (p.e. GFS, e modelo nacional WRF do IST). As tarefas incluem:

  1. Levantamento e compilação de informação topográfica de alta resolução para a zona de estudo, utilizando as fontes de informação disponíveis, nomeadamente: base de dados global do WRF 30s; informação obtida localmente; informação via satélite – e.g. ASTER ou SRTM com 25/30m de resolução)
  2. Colaboração na Implementação, parametrização e calibração do modelo 1 Km com base em informação bibliográfica e dados recolhidos em (1). O modelo para a zona de estudo será aninhado num modelo intermédio cujas condições de fronteira laterais e superficiais terão por base as previsões fornecidas pelo modelo global GFS (Global Forecasting System), fornecido operacionalmente de forma pública e livre pela NOAA, com uma resolução espacial de 27 km.
  3. Validação dos resultados do modelo meteorológico utilizando informação meteorológica existente.

3.1 – Recolha e compilação da informação em bases de bases de dados públicas e / ou gratuitas existentes para a região de estudo para um ano específico (a definir).

3.2 – Avaliação da qualidade do modelo, recorrendo a parâmetros estatísticos como a correlação (R2), raiz do erro quadrático médio (RMSE), e a eficiência do modelo. A análise será feita através da comparação dos dados medidos existentes (estações meteorológicas SNIRH + Weather Underground e radar IPMA) com os resultados fornecidos pelo modelo. Comparação com outros modelos de menor resolução. Utilização dos resultados anteriores para quantificar o desempenho previsional do modelo meteorológico, e identificar potenciais limitações no sistema de modelação e quantificar possíveis impactos e propagação dessas limitações na qualidade dos resultados apresentados pelo modelo hidrológico, que usa diretamente o modelo meteorológico como condição de fronteira.

Caso o diploma de mestre tenha sido concedido por uma instituição de ensino superior estrangeira, esse diploma deverá obedecer ao disposto no Decreto-Lei nº.  66/2018, de 16 de agosto até a assinatura do contrato.

5-Legislação aplicável: Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, com todas as alterações sucessivamente introduzidas.

6- Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no MARETEC – IMAR nas instalações do IST, Av. Rovisco Pais 1, 1049-001 Lisboa

7-Duração do contrato:

  • O contrato visa satisfazer uma necessidade temporária do IMAR, para a execução de um serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, cujo contexto se encontra explicitado nos Ponto 1 a 4, durante o período estritamente necessário para o efeito enquanto durar o projeto referidos no ponto 1 ou quando for finalizado o trabalho.
  • O contrato entrará em vigor na data da assinatura e caduca quando, prevendo-se a ocorrência do termo – encerramento do projeto ou restrição, alteração ou reforma dos respetivos financiamentos de suporte – o IMAR comunique a cessação do mesmo ao contratado com, pelo menos, 7, 30 ou 60 dias, consoante o contrato tiver durado até seis meses, entre seis meses a dois anos, ou mais, respetivamente, não vigorando, em nenhuma circunstância para além do prazo necessário para a execução dos projetos nem podendo exceder o limite legal de duração.

8-Valor da remuneração: A remuneração será equiparada, apenas para este efeito, ao estabelecido na regulamentação portuguesa para trabalho em funções públicas, para a categoria “Assistente de Investigação sem exclusividade”, com o índice 140 correspondendo a um salário mensal iliquido de 1527,55 €, incluindo todos os benefícios previstos na legislação Portuguesa.

9-Processo de seleção: A avaliação basear-se-á na análise do Curriculum Vitae detalhado, considerando os elementos que demostrem as capacidades requeridas neste anúncio bem como o cumprimento dos critérios de admissão. Uma entrevista poderá eventualmente realizar-se para densificação de elementos constantes no curriculum.

10- Prazo E forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 30de junho a 13 de julho. As candidaturas devem ser formalizadas por correio eletrónico incluindo os seguintes documentos: carta de motivação; Curriculum Vitae detalhado e cópias de certificados de grau académico assim como outros certificados profissionais e outra documentação considerada relevante. As candidaturas podem ser submetidas em Português ou Inglês. As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico devidamente identificadas com o assunto: “Concurso Técnico Mestre OMEGA“ para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt) com CC para: Sara Freitas (sara.freitas@tecnico.ulisboa.pt).

11-Composição do Júri de Seleção: Prof. Ramiro Neves (Presidente), Dr. Tiago Ramos (Vogal ) e Dra. Lígia Pinto (Vogal). A composição do júri pode ser alterada em virtude de eventual conflito de interesses com candidatos concorrentes.

12-Forma de publicitação/notificação dos resultados. Os resultados da avaliação serão apresentados como uma lista ordenada por pontuação individual e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O candidato selecionado será notificado por correio eletrónico. O júri reserva-se ao direito de não atribuir o contrato no caso em que nenhum candidato apresente a formação académica exigida, as qualificações requeridas e/ou não apresentem as condições e/ou perfil considerados necessários para a execução eficaz das tarefas previstas no Projeto.

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