CONCURSO PARA CONTRATO DE TRABALHO A TERMO RESOLUTIVO INCERTO. Técnico doutorado PLASTEDEEP

Encontra-se aberto concurso para técnico doutorado no âmbito de um contrato de trabalho a termo resolutivo incerto, cujo início está previsto para maio de 2020.

1-Posição a ocupar:  

O IMAR-Instituto do MAR abre concurso de recrutamento e seleção para a contratação de um investigador doutorado (M/F), no âmbito do projeto PLASTDEEP – Assessing plastic pollution in the deep sea, the ultimate sink of plastics in the oceans” (ACORES-01-0145-FEDER-000125))”, financiado pelo Programa Operacional Açores 2020 e desenvolvido pelo IMAR-Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

2–Área científica: Ciências Biológicas

3-Requisitos de admissão:

Doutoramento em Biologia, Biologia Marinha, ou áreas afins

  1. Experiência comprovada de trabalhos na temática do lixo marinho
  2. Experiência em anotação de imagens de vídeos do mar profundo utilizando programas científicos de anotação de vídeo;
  3. Experiência comprovada na análise de dados para a quantificação de lixo e as suas interações com animais bentonicos;
  4. Conhecimento das metodologias de extração e isolação de microplásticos em diferentes matrizes;
  5. Experiência comprovada no planeamento e execução de campanhas científicas para o estudo do mar profundo;
  6. Experiência comprovada no planeamento e desenho experimental de experiencias em sistemas de aquários para animais do mar profundo;

Será dada preferência aos candidatos com experiência de trabalhos na temática do lixo marinho, conhecimento aprofundado do descritor 10 da diretiva quadra estratégia marinha (DQEM), conhecimento aprofundado do mar dos Açores, bom domínio escrito e falado de inglês, e experiência de trabalho em projetos multidisciplinares internacionais.

4-Funções:

  1. Coordenar a criação de uma base de dados com a abundancia e tipologia de lixo marinho no mar profundo da região dos Açores baseado nas campanhas científicas realizadas até à data;
  2. Coordenar no desenvolvimento de modelos de distribuição de lixo marinho no mar profundo da região dos Açores;
  3. Planear e coordenar as campanhas científicas de mar para a recolha de sedimento e organismos do mar profundo;
  4. Planear e coordenar as experiencias de laboratório para testar o impacto de microplásticos em organismos do mar profundo
  5. Coordenar as análises e processamento das amostras recolhidas para extração e caracterização de microplásticos em diferentes matrizes assim com a sua analise usando a Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR).
  6. Escrever artigos científicos e relatórios

5-Legislação aplicável: Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, com todas as alterações sucessivamente introduzidas.

6- Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. na Horta (Ilha do Faial).

7-Duração do contrato:

  1. O contrato visa satisfazer uma necessidade temporária do IMAR, para a execução de um serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, cujo contexto se encontra explicitado nos Ponto 1 a 4, durante o período estritamente necessário para o efeito enquanto durar o projeto referido no ponto 1.
  2. O contrato entrará em vigor na data da assinatura e caduca quando, prevendo-se a ocorrência do termo – encerramento do projeto ou restrição, alteração ou reforma dos respetivos financiamentos de suporte – o IMAR comunique a cessação do mesmo ao contratado com, pelo menos, 7, 30 ou 60 dias, consoante o contrato tiver durado até seis meses, entre seis meses a dois anos, ou mais, respetivamente, não vigorando, em nenhuma circunstância para além do prazo necessário para a execução dos projetos nem podendo exceder o limite legal de duração.

8-Valor da remuneração:

A remuneração será de acordo com a regulamentação portuguesa sobre o serviço público na categoria Investigador Doutorado –índice 38, correspondendo a um salário mensal bruto de 2385.80€, incluindo todos os benefícios previstos na legislação Portuguesa.

9-Processo de seleção: A avaliação basear-se-á na análise do Curriculum Vitae detalhado, considerando os elementos que demostrem as capacidades requeridas neste anúncio bem como o cumprimento dos critérios de admissão. Uma entrevista pode eventualmente ser exigida.

10- Prazo E forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 25 de março de 2020. As candidaturas devem ser formalizadas por correio eletrónico incluindo os seguintes documentos: carta de motivação; Curriculum Vitae detalhado e cópias de certificados de grau académico assim como outros certificados profissionais e outra documentação considerada relevante. As candidaturas podem ser submetidas em Português ou Inglês. As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico devidamente identificadas com o assunto:

“Concurso Técnico Doutorado PLASTDEEP” para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt) com CC para: Marina Silva (marina.pc.silva@uac.pt)

11-Composição do Júri de Selecção: Dr.ª. Marina-Carreiro Silva (Presidente), Dr. Eduardo Isidro (Vogal) e Dr. Inês Martins (Vogal). A composição do júri pode ser alterada em virtude de eventual conflito de interesses com candidatos concorrentes

12-Forma de publicitação/notificação dos resultados. Os resultados da avaliação serão apresentados como uma lista ordenada por pontuação individual e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O candidato selecionado será notificado por correio eletrónico.

O júri reserva-se ao direito de não atribuir o contrato no caso em que nenhum candidato apresente a formação académica exigida, as qualificações requeridas e/ou não apresentem as condições e/ou perfil considerados necessários para a execução eficaz das tarefas previstas no Projeto.