CONCURSO PARA CONTRATO DE TRABALHO A TERMO RESOLUTIVO INCERTO- TÉCNICO DOUTORADO-SIG

Encontra-se aberto concurso para um Técnico Doutorado no âmbito de um contrato de trabalho a termo resolutivo incerto para desenvolver atividade em projetos de investigação sobre o mar profundo no Oceano Atlântico Norte. cujo início está previsto para maio de 2020.

1- Posição a ocupar: Este contrato enquadra-se no projeto de investigação H2020 iAtlantic – Integrated Assessment of Atlantic Marine Ecosystems in Space and Time e de duas prestações de serviços (Identificação de áreas prioritárias para a gestão e conservação de Fundação Oceano Azul e apoio ao ordenamento do espaço marítimo do Direcção Regional dos Assuntos do Mar, Governo Regional dos Açores). Estes projetos são desenvolvidos pelo IMAR-Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

2- Área Científica: Sistemas de Informação Geográfica, análise e modelação de dados espaciais, planeamento sistemático de conservação, gestão de bases de dados espaciais, e visualização de dados espaciais, aplicado às ciências do mar

3- Requisitos de admissão: os candidatos devem possuir um grau de doutor em Sistemas de Informação Geográfico ou em áreas afins, e possuir experiência comprovada em compilação, gestão e análise de dados espaciais relevantes para o ordenamento do espaço marítimo. Os candidatos devem também ter experiência comprovada no desenvolvimento de ferramentas para a identificação de áreas prioritárias para a gestão e conservação. Adicionalmente, deverão possuir uma vasta experiência na compilação e análise de dados de batimetria multifeixe, e no desenvolvimento de ferramentas de visualização dos mesmos. O conhecimento sobre o espaço marítimo dos Açores será valorizado. Boa capacidade de escritas em Inglês, de trabalho em projetos interdisciplinares, de trabalho em equipa e um bom registo de publicações científicas são essenciais.

4- Funções: O candidato terá como funções específicas:

· Recolha, compilação, organização e gestão de dados espaciais do ambiente marinho dos Açores;

· Compilação, análise e processamento de dados de batimetria multifeixe da região dos Açores;

· Análise detalhada da geomorfolgia da região dos Açores;

· Apoiar o Sistema de Informação Geográfico do mar dos Açores;

· Desenvolvimento contínuo de ferramentas para a identificação de áreas prioritárias para a gestão e conservação da região dos Açores;

· Dar apoio ao desenvolvimento de modelos de distribuição de espécies do mar profundo;

· Dar apoio na preparação de relatórios de projeto e na redação de publicações científicas sobre os resultados obtidos.

5- Legislação e regulamentação aplicável: Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, com todas as alterações sucessivamente introduzidas.

6- Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores na Horta (Ilha do Faial), sob a coordenação científica do Doutor Telmo Morato.

7- Duração do contrato:

a) O contrato visa satisfazer uma necessidade temporária do IMAR, para a execução de um serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, cujo contexto se encontra explicitado nos Ponto 1 a 4, durante o período estritamente necessário para o efeito enquanto durar o projetos referido no ponto 1 ou quando for finalizado o trabalho.

b) O contrato entrará em vigor na data da assinatura e caduca quando, prevendo-se a ocorrência do termo – encerramento do projeto ou restrição, alteração ou reforma dos respetivos financiamentos de suporte – o IMAR comunique a cessação do mesmo ao contratado com, pelo menos, 7, 30 ou 60 dias, consoante o contrato tiver durado até seis meses, entre seis meses a dois anos, ou mais, respetivamente, não vigorando, em nenhuma circunstância para além do prazo necessário para a execução dos projetos nem podendo exceder o limite legal de duração.

8- Valor da remuneração: A remuneração será de acordo com a regulamentação portuguesa sobre o serviço público na categoria Técnico Doutorado “, índice 33 correspondendo a um salário mensal iliquido de € 2128.34€ incluindo todos os benefícios previstos na legislação Portuguesa.

9- Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, tendo em conta a formação académica e a experiência profissional descrita

nos requisitos de admissão. Poderão ser realizadas entrevistas para avaliar melhor a capacidade dos candidatos.

10- Apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de março a 8 de abril de 2020. As candidaturas devem ser formalizadas por correio eletrónico incluindo os seguintes documentos: carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão, Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações literárias assim como outros certificados profissionais e outra documentação considerada relevante. As candidaturas podem ser submetidas em Português ou Inglês. As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt) com CC para Telmo Morato (telmo.af.gomes@uac.pt), devidamente identificadas com o assunto: “Investigador Doutorado em Sistemas de Informação Geográfica “.

11- Composição do Júri de Seleção: Telmo Morato (Presidente do Júri), Marina Carreiro-Silva (Vogal), e Carlos Dominguez-Carrió (Vogal).

12- Notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não o contrato no caso em que nenhum candidato apresente a formação académica exigida, as qualificações requeridas e/ou não apresentem as condições e/ou perfil considerados necessários para a execução eficaz das tarefas previstas no Projeto.