Concurso para uma bolsa de investigação para doutorandos, na área de análise de imagens de vídeo para a caracterização da biodiversidade e biótopos do fundo do mar nos Açores. Projecto iAtlantic (H2020 GA: 818123)

Encontra-se aberto concurso para uma bolsa de investigação para doutorandos na área de análise de imagens de vídeo para a caracterização da biodiversidade e biótopos do fundo do mar nos Açores, cujo início está previsto para novembro de 2020.

1- Posição a ocupar: O IMAR-Instituto do MAR abre concurso de recrutamento e seleção para a atribuição de uma bolsa de doutoramento (M/F), no âmbito do projeto de investigação “Integrated Assessment of Atlantic Marine Ecosystems in Space and Time”- iAtlantic financiado pelo European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme com contrato número 818123, gerido pelo IMAR-Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

2- Área científica: Ciências Biológicas

3-Requisitos de admissão

Os candidatos devem possuir um diploma de mestrado em biologia, ciências do mar ou áreas afins e devem estar atualmente matriculados num programa de doutoramento. Os candidatos devem ter experiência em estudos de biodiversidade do mar profundo, experiência com anotação de imagens de vídeo do mar profundo e em análises estatísticas de dados produzidos. Além disso, os candidatos devem ter experiência com a utilização de software de anotação de vídeo (por exemplo, OFOP, PAPARA(ZZ)I ou outros), software de análise de dados (R, PRIMER), conhecimento da taxonomia da biodiversidade bentónica de profundidade dos Açores (nomeadamente Cnidaria Anthozoa), experiência em participação em cruzeiros de invetsigação, e bom desempenho em comunicação oral e escrita em inglês. Será dada preferência aos

Caso o diploma de mestre tenha sido concedido por uma instituição de ensino superior estrangeira, esse diploma deverá obedecer ao disposto no Decreto-Lei nº.  66/2018, de 16 de agosto até a assinatura do contrato.

4- Plano de trabalhos

– Realizar anotação e análise de vídeo sobre de ecossistemas bentónicos de profundidade nos Açores;

– Realizar análises estatísticas e estudos de biodiversidade com a informação recolhida;

– Apoiar a amostragem, preservação, identificação taxonómica e catalogação de organismos marinhos recolhidos durante campanhas científicas;

– Apoiar a elaboração do catálogo de espécies de corais de água fria dos Açores;

– Apoiar a elaboração de relatórios de projetos e redação de publicações científicas sobre os resultados obtidos;

– O candidato pode ser solicitado a embarcar em missões científicas no mar que visam adquirir dados e material biológico para o projeto.

5- Legislação aplicável

Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, na redação atual (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor

https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf.

6- Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. na Horta (Ilha do Faial) com a coordenação científica do Doutor Telmo Morato.

7- Duração da bolsa

O contrato de bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável, com início previsto em novembro de 2020.

8- Valor da remuneração: O montante da bolsa corresponde a 1064.00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O bolseiro estará coberto por um seguro pessoal e contribuição voluntária ao sistema nacional de previdência social, de acordo com o Dec. Lei nº 40/89 de 1 de fevereiro. A remuneração mensal e o seguro social voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

.

9-Processo de seleção: A avaliação basear-se-á na análise do Curriculum Vitae detalhado e da carta de motivação, considerando os elementos que demostrem as capacidades requeridas neste anúncio bem como o cumprimento dos critérios de admissão. Uma entrevista pode eventualmente ser exigida.

10- Prazo E forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 03 a 16 de setembro de 2020. As candidaturas devem ser formalizadas por correio eletrónico incluindo os seguintes documentos: carta de motivação, curriculum Vitae detalhado; Cópia dos certificados de habilitações; outros certificados profissionais e outra documentação considerada relevante. O não envio destes documentos determina a rejeição liminar da candidatura. As candidaturas devem ser submetidas em Português ou Inglês. As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico devidamente identificadas com o assunto: “Concurso- bolsa de investigação para doutorandos, Projecto iAtlantic– 2020”, para Sandra Silva, (sandra.eg.silva@uac.pt) CC para Telmo Morato (t.morato@gmail.com).

11-Composição do Júri de Seleção: O júri do concurso é composto pela Telmo Morato (Presidente), Marina Carreiro-Silva (vogal) e Carlos Dominguez-Carrió (vogal). A composição do júri pode ser alterada em virtude de eventual conflito de interesses com candidatos concorrentes.

12-Forma de publicitação/notificação dos resultados. Os resultados da avaliação serão apresentados como uma lista ordenada por pontuação individual e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O candidato selecionado será notificado por correio eletrónico. O júri reserva-se ao direito de não atribuir o contrato no caso em que nenhum candidato apresente a formação académica exigida, as qualificações requeridas e/ou não apresentem as condições e/ou perfil considerados necessários para a execução eficaz das tarefas previstas no Projeto.

Últimos destaques

Mais notícias