CONTRATAÇÃO DE ASSISTENTE TÉCNICO

CONTRATO DE TRABALHO A TERMO RESOLUTIVO INCERTO

  • Posição a ocupar:

 

No âmbito dos projetos COSTA e Ocean Biometrics, desenvolvidos pelo IMAR-Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, pretende-se contratar um Assistente Técnico nível 5 para desempenhar funçoes de observador de pesca na frota do palangre de superficie, cujo contrato deverá iniciar em Janeiro de 2020.

 

 

  • Requisitos de admissão:

 

  1. Os candidatos tem que ser titulares do 12ºano de escolaridade ou curso que lhe seja legalmente equipado;
  2. Disponibilidade imediata;
  3. Criterios adicionais:

 

  1. Experiência comprovada em amostragem biológica de peixes (osteichythes e cartilagíneos) e tartarugas marinhas;
  2. Experiência comprovada como observador de pesca, preferencialmente em embarcações que utilizem palangre de superficie;
  3. Elevada capacidade de acção independente inlcuindo planeamento e organização de embarques e acções relacionadas com programas científicos e de observação de pescas;
  4. Experiência na utilização de bases de dados e digitalização de dados;
  5. Residência na zona centro ou norte do Paí, visto que os principais portos e embarque serão Vigo e Peniche
  6. Carta de condução de ligeiros.

 

 

  • Funções a desempenhar:

 

  1. Embarcar como observador em embarcações de pesca de palangre de superficie dirigido ao espadarte;
  2. Divulgar e promover o programa de observação junto dos armadores e mestres de embarcações de pesca de palangre de superfície dirigido ao espadarte, com o objectivo de criar uma rede de contactos relacionado com essa actividade;
  3. Desenvolver um esquema de proximidade baseado na rede de contactos referida que permita planear com solidez e eficácia o calendário de embarques
  4. Recolher, informatizar e sincronizar dados relativos às embarcações, operação de pesca, captura e amostragem biológica;
  5. Promover boas práticas a bordo das embarcações de pesca;
  6. Planeamento do trabalho, preparação de materiais, e acompanhamento de atividades no âmbito do projeto.

 

  • Legislação aplicável:

 

Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, com todas as alterações sucessivamente introduzidas.

 

  • Local de trabalho:

 

O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica do Doutor Frédéric Vandeperre.

 

  • Duração do contrato:

 

  1. O contrato visa satisfazer uma necessidade temporária do IMAR, para a execução de um serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, cujo contexto se encontra explicitado nos Ponto 1 a 4, durante o período estritamente necessário para o efeito enquanto durar os projetos referido no ponto 1.
  2. O contrato entrará em vigor na data da assinatura e caduca quando, prevendo-se a ocorrência do termo – encerramento do projeto ou restrição, alteração ou reforma dos respetivos financiamentos de suporte – o IMAR comunique a cessação do mesmo ao contratado com, pelo menos, 7, 30 ou 60 dias, consoante o contrato tiver durado até seis meses, entre seis meses a dois anos, ou mais, respetivamente, não vigorando, em nenhuma circunstância para além do prazo necessário para a execução dos projetos nem podendo exceder o limite legal de duração.

 

  • Valor da remuneração:

 

A remuneração será equiparada à da tabela remuneratória única dos trabalhadores que exercem funções públicas, na categoria de Assistente Técnico – Índice 5, correspondendo a um salário mensal bruto de 683.138€, incluindo todos os benefícios previstos na legislação Portuguesa.

 

  • Processo de seleção:

 

A avaliação basear-se-á na análise do Curriculum Vitae detalhado, considerando os elementos que demostrem as capacidades requeridas neste anúncio bem como o cumprimento dos critérios de admissão. Poderá eventualmente ser realizada entrevista.

 

  • Prazo e forma de apresentação das candidaturas:

 

O concurso encontra-se aberto no período de 20 de novembro a  3 de dezembro 2019. As candidaturas devem ser formalizadas por correio eletrónico incluindo os seguintes documentos: carta de motivação; Curriculum Vitae detalhado e cópias de certificado de habilitações como outros certificados profissionais e outra documentação considerada relevante; As candidaturas devem ser submetidas em Português. As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico devidamente identificadas com o assunto: “Assistente Técnico Superior Costa/OceanBiometrics – 2019” para Dra. Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt) com CC para Doutor Frédéric Vandeperre  (frederic.vandeperre@gmail.com).

 

  • Composição do Júri de Selecção:

 

Doutor Frédéric Vandeperre [Presidente], Doutor Christopher Pham e Dr. Miguel Machete. A composição do júri, sendo caso, poderá ser alterada por decisão da Direção do IMAR.

 

 

  • Forma de publicitação/notificação dos resultados:

 

Os resultados da avaliação serão apresentados como uma lista ordenada por pontuação individual e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O candidato selecionado será notificado por correio eletrónico.

 

 

O júri reserva-se o direito de não atribuir a posição posta a concurso caso nenhum candidato apresente a formação académica exigida, as qualificações requeridas e/ou não apresentem as condições e/ou perfil considerados necessários para a execução eficaz das tarefas previstas nos Projetos.