CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO SUPERIOR

CONTRATO DE TRABALHO A TERMO RESOLUTIVO INCERTO

  • Posição a ocupar:

No âmbito do projetos COSTA e Mistic Seas 2 desenvolvidos pelo IMAR-Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, pretende-se contratar um Técnico Superior índice 15.

  • Área científica:

Biologia Marinha

  • Requisitos de admissão:
  1. Mestrado em Biologia/Biologia Marinha ou áreas afins;
  2. Licença para condução de embarcações (Patrão local no mínimo);
  3. Experiência comprovada em análise de dados/modelação preditiva de espécies e habitats;
  4. Fluência em Português e em Inglês;
  5. Disponibilidade imediata;
  • Criterios adicionais:
  1. Capacidade de planeamento e organização de trabalhos de mar;
  2. Experiência comprovada em amostragem biológica de tartarugas marinhas;
  3. Experiencia comprovada em análise de dados de pesca;
  4. Experiencia na manipulaçao de bases de dados em R (Cran);
  5. Bom registo de publicações em revistas internacionais peer-reviewed.
  • Funções a desempenhar:
  1. Participar no planeamento, preparação, implementação e a coordenar o programa de marcação de tartarugas marinhas nas diferentes ilhas do arquipélago dos Açores, em colaboração com o Cooperative Marine Turtle Tagging Program;
  2. Proceder à amostragem biologica de tartarugas marinhas;
  3. Proceder à análise de dados e modelação preditiva de dados sobre a distribuição e abundância de tartarugas marinhas no arquipélago;
  4. Proceder à análise de dados sobre capturas acessórias de tartarugas marinhas no palangre de superficie;
  5. Colaborar na preparação e distribuição de produtos de divulgação em articulação com o Observatorio do Mar dos Açores (OMA),
  6. Apoiar o programa de arrojamentos (recolha de amostras, recuperação em captiveiro) em articulação com a Direcção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) através da Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores (RACA);
  7. Elaborar relatórios do projeto e participar na preparação de artigos científicos
  • Legislação aplicável:

Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, com todas as alterações sucessivamente introduzidas.

  • Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica do Doutor Frédéric Vandeperre.

  • Duração do contrato:  
  1. O contrato visa satisfazer uma necessidade temporária do IMAR, para a execução de um serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, cujo contexto se encontra explicitado nos Ponto 1 a 4, durante o período estritamente necessário para o efeito enquanto durar os projetos referido no ponto 1.
  2. O contrato entrará em vigor na data da assinatura e caduca quando, prevendo-se a ocorrência do termo – encerramento do projeto ou restrição, alteração ou reforma dos respetivos financiamentos de suporte – o IMAR comunique a cessação do mesmo ao contratado com, pelo menos, 7, 30 ou 60 dias, consoante o contrato tiver durado até seis meses, entre seis meses a dois anos, ou mais, respetivamente, não vigorando, em nenhuma circunstância para além do prazo necessário para a execução dos projetos nem podendo exceder o limite legal de duração.
  • Valor da remuneração:

A remuneração será de acordo com a regulamentação portuguesa sobre o serviço público na categoria de Técnico Superior –Índice 15, correspondendo a um salário mensal bruto de 1201.48€, incluindo todos os benefícios previstos na legislação Portuguesa.

  • Processo de seleção:

A avaliação basear-se-á na análise do Curriculum Vitae detalhado, considerando os elementos que demostrem as capacidades requeridas neste anúncio bem como o cumprimento dos critérios de admissão. Os candidatos que cumprirem os requisitos de admissão (3 a. a e.) serão admitidos a concurso. Poderá eventualmente ser realizada entrevista.

  • Prazo e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 23 de outubro de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas por correio eletrónico incluindo os seguintes documentos: carta de motivação; Curriculum Vitae detalhado e cópias de certificados de grau académico assim como outros certificados profissionais e outra documentação considerada relevante;; As candidaturas devem ser submetidas em Português ou Inglês. As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico devidamente identificadas com o assunto: “Concurso Técnico Superior Costa/Mistic Seas – 2019” para Dra. Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt) com CC para Doutor Frédéric Vandeperre  (frederic.vandeperre@gmail.com).

  • Composição do Júri de Selecção:

Doutor Frédéric Vandeperre [Presidente], Doutor Christopher Pham e Dr. Miguel Machete. A composição do júri pode ser alterada em virtude de eventual conflito de interesses com candidatos concorrentes, devidamente considerada pela direção do IMAR.

  • Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados da avaliação serão apresentados como uma lista ordenada por pontuação individual e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O candidato selecionado será notificado por correio eletrónico.

O júri reserva-se o direito de não atribuir a posição posta a concurso caso nenhum candidato apresente a formação académica exigida, as qualificações requeridas e/ou não apresentem as condições e/ou perfil considerados necessários para a execução eficaz das tarefas previstas nos Projetos.