Águas Vivas

A construção da embarcação costeira ÁGUAS VIVAS foi financiada pela CEE e pelo Governo Regional sob o Programa POSEIMA/PESCAS. A lancha encontra-se ao serviço do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP/UAç) desde 1995 e tem sido usada extensivamente sobretudo para trabalho costeiro na região dos Açores.

Esta embarcação foi construída pela Polyships em Vigo (Espanha) e foi desenhada pelo DOP/UAç com vista a conduzir investigação em ecossistemas costeiros nos mais variados domínios científicos. As principais vantagens desta lancha são a sua versatilidade e fácil manobrabilidade em qualquer local dentro do arquipélago dos Açores.

A embarcação caracteriza-se por uma super-estrutura central, com um corredor exterior ao longo de todo o seu perímetro, para fácil acesso a qualquer área; um convés interior dividido em dois (ponte e sala de reuniões); e uma área aberta. O equipamento da ponte inclui radar, eco-sonda, VHF, GPS e um computador. A área de reuniões inclui uma mesa e 4 bancadas. Na área aberta existem dois tanques para manutenção de organismos vivos, um pau de carga com capacidade para executar arrasto pelágico, duas máquinas de pesca automática, um compartimento para armazenamento de redes e chumbadas, dois cabrestantes automáticos e uma porta à popa para entrada e saída de mergulhadores. Existem 3 tipos de corrente eléctrica a bordo: 12 Vcc; 24 Vcc; and 220 Vca.

O número máximo de pessoas permitido nesta embarcação é de 8 (incluindo o skipper e um marinheiro, ambos necessários para as manobras da embarcação). Um número máximo de 4 pessoas pode dormir a bordo em condições de conforto. O equipamento de segurança inclui: um salva-vidas, oito coletes salva-vidas, duas bóias salva-vidas, dez very-lights, cinco luzes de mão, um kit de primeiros-socorros e um kit de oxigénio.

  • Nome da embarcação Águas Vivas
  • Comprimento 11 m
  • Largura 3.60 m
  • Tonelagem 10.46
  • Propulsão Yanmar diesel 2 x 154 HP
  • Espaço de convés 4 m2
  • Autonomia 200 milhas náuticas

Para mais informações e questões contacte-nos!

Se pretender utilizar alguma embarcação, por favor contacte o Dr. Octávio Melo ou a Dr.ª Paula Lourinho, através dos endereços electrónicos octavio.eb.melo@uac.pt ou paula.cm.lourinho@uac.pt, ou através do telemóvel +351 913305589.

Contactos