Arquipelago

A construção do Navio de Investigação ARQUIPÉLAGO foi suportada pela CEE e pelo Governo Regional dos Açores sob o programa POSEIMA/PESCAS. O navio encontra-se ao serviço do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP/UAç) desde 1993 e tem sido usado extensivamente em programas de investigação no Atlântico Nordeste (Açores, Madeira), até ao paralelo 30º N.

Este navio de 25,4 m (comprimento de fora a fora) foi especificamente desenhado pela RINAVE e DOP/UAç para investigação na área da oceanografia e pescas, e construído pela Polyships em Vigo (Espanha). O equipamento da ponte inclui SONAR, uma Sonda Acústica a cores de dupla frequência, uma Sonda Gráfica de profundidade, Plotter, Facsimile, GPS, Sistema de Comunicação por Satélite (INMARSATC), Sistema de Comunicação Rádio-Telefone SSB, Sistema Rádio de Comunicação VHF acoplado a Autolink, RADAR, Piloto automático, Gyro, Sistema de Detecção de Incêndios, Alarme Dead-man, Estação Meteorológica e Circuito Interno de Vídeo.

O equipmento do convés inclui aladores de pesca e guinchos, dois guinchos oceanográficos (um com 700 m cabo de aço simples e outro com 2.500 m de cabo de aço com fio condutor para trabalhar com rosette/CTD, uma grua hidráulica com um alcance de 5 m e uma capacidade de alagem (C.A.) de 2,5 ton, um pórtico lateral (2,5 ton C.A.) e um pórtico de popa (4 ton C.A.), compartimentos de armazenamento e um túnel de congelação rápida (2 ton/dia). O convés do navio encontra-se ainda preparado para receber um contentor-laboratório de 3,03 m ou um guincho SEASOAR com 650 m de cabo carenado

O laboratório seco (12m2) pode acomodar 4 posições de trabalho simultâneas para operação de equipamento de recolha de dados e computadores. Estes podem receber informação em tempo real a partir do equipamento da ponte: velocidade e direcção do vento, temperatura do ar e da água, profundidade, humidade relativa, pressão atmosférica, velocidade, rota e posição do navio. Neste laboratório estão ainda instalados uma eco-sonda científica SIMRAD EK500, a unidade de convés e o computador do RDI “Acoustic Doppler Current Profiler” montado no casco, um sistema de informação meteorológica por satélite Systems West APT, e as unidades de convés do CTD e do SEASOAR.

  • Nome da embarcação Arquipelago
  • Comprimento 25,4 m
  • Largura 6.60 m
  • Tonelagem 149
  • Propulsão Cummins KTA 19M 370 kW @ 1,800 rpm
  • Espaço de convés 9.0 m2
  • Autonomia 2.500 milhas náuticas

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