Licenciaturas

Ciências do Mar

Este mestrado enquadra-se no âmbito da investigação que é realizada no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP/UAc) e nos Centros de investigação que aqui têm acolhimento (ex. IMAR, MARE, etc.) A experiência dos docentes/investigadores do DOP/UAc cobre um grande número de áreas de investigação/especialidades no campo da Ciência Marinha, como sejam a Ecologia Marinha e Biodiversidade, a Oceanografia Física e Biológica, Oceanografia por Satélite, a Avaliação dos Recursos Haliêuticos Pelágicos, Demersais e de Profundidade, e a Conservação e Gestão de Recursos Marinhos.

Candidaturas

  • Uma das seguintes provas de Ingresso:
  • ( 02 ) Biologia e Geologia
  • ( 07 ) Física e Química
  • ( 16 ) Matemática
  • Condições Mínimas:
  • Nota de Candidatura: 95 pontos
  • Provas de Ingresso: 95 pontos
  • Candidaturas: Abertas no Portal Público de Serviços da UAc.

Plano de estudos

Objectivos

A importância do meio marinho é hoje amplamente reconhecida aos mais variados níveis, desde as vertentes política, socioeconómica e estratégica aos domínios científico e de exploração de recursos. O principal objetivo do curso é dar resposta a estes desafios ao promover uma formação superior de caráter holístico, alicerçada numa base científica sólida em Ciências do Mar, Biologia e Ciências da Terra, complementada por outras temáticas. Os profissionais a formar dominarão ferramentas de trabalho que permitem caraterizar e monitorizar o meio marinho e poderão exercer a sua atividade em entidades oficiais, empresas e centros de investigação científica. São objetivos específicos do curso: a) fornecer uma sólida formação científica, teórica e de trabalho de campo e laboratorial na área de estudos; b) habilitar os alunos para recolher, interpretar e comunicar dados científicos; c) permitir ao aluno prosseguir a sua formação avançada (2.º e 3.º ciclos) em diversas áreas de especialização.

Saídas profissionais

A formação superior de caráter holístico, alicerçada numa base científica sólida em Ciências do Mar, Biologia e Ciências da Terra, complementada por outras temáticas, permite aos licenciados adquirir competências técnicas para desempenhar funções ligadas a: a) atividades de consultoria, nos vários domínios das Ciências do Mar; b) atividades de investigação de base e aplicada em institutos de investigação públicos e privados; c) quadros superiores em empresas públicas e privadas com atividades no espaço marítimo; d) quadros superiores na administração pública local, regional, nacional e da União Europeia; e) empreendedorismo e desenvolvimento de empresas de base científica e tecnológica; f) ensino profissional ou superior (público ou privado).

Mais informações

Diretor: Hélder Guerreiro Marques da Silva

Email: helder.gm.silva@uac.pt

O OKEANOS aposta no(a)

Inovação Qualidade Excelência Criatividade Empreendorismo

Para mais informações e questões contacte-nos!

Contactos