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Arquivos Okeanos

Os Arquivos Okeanos são publicações internas não periódicas e reúnem relatórios técnico-científicos e de cruzeiros (campanhas marítimas embarcações das embarcações operadas pelo IMAR – Instituto do Mar), realizados por membros do Centro I&D Okeanos da Universidade dos Açores (UAc) e investigadores e técnicos do IMAR – Instituto do Mar. Estes relatórios podem ter apenas resultados preliminares de projetos de I&D, bem como os dados básicos das campanhas marítimas. Por serem relatórios internos, não se justifica a aplicação dos procedimentos de revisão científica por pares.

As opiniões emitidas nestas publicações comprometem exclusivamente o(s) seu(s) autor(es).

A publicação destes relatórios implica que os autores cedam os respetivos direitos (“copyright”) à instituição de acolhimento (Universidade dos Açores).

 

FICHA TÉCNICA

COMISSÃO EDITORIAL

Membros: Diretor Okeanos-UAc, Investigadora Helena Krug; Bibliotecária Alierta Pereira.

Compete a esta comissão verificar a aplicação das regras de formatação aos documentos submetidos, atribuir a numeração sequencial na respetiva série, dar o código de documento digital (“doi”), disponibilizá-lo em formato digital na página web do centro, bem como colocá-lo nos repositórios digitais nacionais.   

Arranjo gráfico – Biblioteca e Documentação “Prof. Doutor José Ávila Martins”

Impressão: Okeanos-UAc.

Numero de exemplares impressos: 3

 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

I – Estrutura do documento

Os Arquivos Okeanos estão divididos em duas séries: Relatórios Internos (de divulgação restrita) e de Cruzeiros (dados básicos das campanhas marítimas das embarcações L/I –“Águas Vivas” e N/I “Arquipélago”.

Tanto quanto possível cada relatório deverá ter a seguinte organização:

1 – Capas rígidas: de cor azul para os Relatórios Internos e verde para Cruzeiros. Na capa frontal deverá ser indicada a série, a numeração e o título, podendo ainda conter uma figura ilustrativa do estudo. O verso da capa frontal deve ter informação geral, podendo conter informação adicional, relativa por exemplo à origem da ilustração da capa, arranjo gráfico ou impressão.

2 – Primeira página, sem numeração, com título, nome do(s) autor(es) e afiliação complementar quando aplicável.

3 – Resumos, em Português e Inglês (máx. 300 palavras cada)

4 – Agradecimentos (fontes de financiamento, etc.)

5 – Índices, para documentos com mais de 10 páginas;

6 – Estrutura principal:

  • Introdução (com objetivos)
  • Metodologias
  • Resultados
  • Discussão e Conclusões
  • Referências
  • Anexos

 

II – Forma do documento (Folio)

1 – Mancha de texto

Folha A4 com as seguintes margens: direita e esquerda com 2,5 cm, topo e inferior com 3,0 cm. Os documentos com mais de 12 páginas devem ser, de preferência, impressos em frente e verso.

2 – Numerações

Páginas – A numeração da página deverá ser em arábico para a parte textual, centrada no fundo da página e iniciar-se na primeira página com texto (introdução). As partes antes da introdução (pré-textuais) e depois das referências (parte pós-textual; ex. Anexos) deverão ser numeradas em romano.

Figuras e Tabelas – Numeradas também em arábico e de preferência inseridas no texto.

3 – Estilo e Fontes

De preferência deverá ser usada a fonte Georgia 12, com texto a uma coluna. O espaçamento deverá ser de 1,5. A fonte e o espaçamento poderão ser reduzidos para textos mais longos (estilo “text”).

Títulos – Deverão ser em maiúsculas, fonte Tahoma, e sem numeração. Os subtítulos deverão ter uma fonte mais pequena que os principais. De preferência devem usar-se os estilos de fontes já preparados no template (“headings”).

Legendas de Figuras e Tabelas – Deverão ser feitas em tamanho inferior, Georgia 10. De preferência devem usar-se os estilos de fontes já preparados no template (“captions”).

Citações e referências – Utilizar o estilo APA disponível no software de gestão bibliográfica. 

4 – Língua

Estes documentos podem ser redigidos em Português ou Inglês, cabendo esta opção aos autores.

 

III – Submissão

Os autores deverão submeter os relatórios para publicação por e-mail, para o secretariado: okeanos.secretariado@uac.pt