Cerimónia da chegada do novo navio de investigação deixa de fora os investigadores do mar dos Açores
Chega hoje ao Porto da Horta o Azores Ocean, o novo Navio de Investigação da Região e do País. Para assinalar esta importante data para os Açores, terá lugar um evento de alto nível, com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. José Bolieiro, e da Reitora da Universidade dos Açores, Professora Doutora Susana Mira Leal, entre outros convidados.
Estranhamente, nem o Instituto de Investigação em Ciências do Mar OKEANOS-UAc, nem o Instituto do Mar, IMAR, nem a comunidade científica que se dedica à investigação marinha baseada no polo da Universidade dos Açores na Ilha do Faial, foram convidados para o evento.
Estas entidades parceiras, absolutamente estratégicas dos sucessivos Governos Regionais dos Açores, desde há 50 anos, têm desenvolvido inúmeros projetos regionais, nacionais e internacionais e prestações de serviços de investigação aplicada, programas de monitorização marinha e de gestão de infraestruturas, que se revelaram instrumentais no apoio científico às políticas públicas regionais para o mar. O OKEANOS e o IMAR, e o seu antecessor DOP-UAc, foram ao longo destas décadas uma verdadeira alavanca, e imagem de marca, da investigação feita na região e na Universidade.
O IMAR gere o NI Arquipélago desde 1993; os investigadores do Instituto OKEANOS contribuíram de forma decisiva e empenhada para a definição das valências científicas e apetrechamento do novo navio de investigação, no desenho de laboratórios, na especificação e seleção dos equipamentos científicos a usar. Esta supressão da comunidade e instituições científicas baseadas no Faial é dificilmente compreensível.
O OKEANOS e o IMAR esperam que o NI Azores Ocean seja, no futuro próximo, uma ferramenta tecnológica que alicerce mais e melhor investigação marinha feita a partir dos Açores, a razão maior para a sua aquisição pela Região Autónoma dos Açores.