O K E A N O S

Post room

Post

Posted at 16 Jul, 2025

Okeanos na Islândia com o Conselho Internacional para a Exploração do Mar

O grupo de trabalho sobre elasmobrânquios (WGEF) do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM/ICES), do qual os nossos investigadores Régis Santos e Wendell Medeiros-Leal são membros e coordenam a avaliação de um conjunto de stocks, reuniu-se entre os dias 24 e 28 de junho no Instituto de Investigação Marinha e de Água Doce (MFRI) da Islândia, em Hafnarfjörður.

O WGEF é responsável por fornecer avaliações sobre o estado dos stocks de tubarões, raias e outros elasmobrânquios em toda a área do CIEM, que se estende desde o Árctico até aos Açores. Estas avaliações são realizadas através da definição de parâmetros da dinâmica populacional, identificação de stocks, aplicação de modelos analíticos e metodologias com dados limitados.

Este ano, o grupo avaliou o estado de exploração de 13 stocks — 8 de tubarões e 5 de raias — no Atlântico Norte, incluindo a ℛ𝒶𝒿𝒶 𝒞𝓁𝒶𝓋𝒶𝓉𝒶 dos Açores.
O parecer científico sobre as oportunidades de pesca para estes stocks será publicado em breve pelo Comité Consultivo do CIEM (ACOM).

Mais informações: https://www.ices.dk/community/groups/pages/wgef.aspx?fbclid=IwY2xjawLknY1leHRuA2FlbQIxMABicmlkETBBVVVBMDl2Q3hLNUpjbFBJAR7mI93qQBV5yciHUR5mU9iK8fxkqBVz6-LmpS4qOvPHXKrGXryGtE8BI8ypgw_aem_vcC9sDYwL3ijPBcS9ZGbVA

Created by

Daniela Cruz

Last update

16 Jul, 2025 14:59:53

Share this page
Learn more about Okeanos na Islândia com o Con...
okeanos.uac.pt/post-215

Contact us

+351292 200 400
okeanos.secretariado@uac.pt

Find us

OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar

Universidade dos Açores

Rua Prof. Doutor Frederico Machado, 4,
9901-862 Horta, Faial, Açores, Portugal

Open in map or send us a message

OKEANOS

Management

Funding

OKEANOS

OKEANOS WEB PORTAL © Okeanos-UAç, All Rights Reserved - 2025 — version 1.0.1

Developed by Valter Medeiros VALTER MEDEIROS, with my special thanks to @all.