A nossa colega Ana Colaço esteve em Halifax a participar numa semana hiperprodutiva do ICESS - International Council for the Exploration of the Sea - grupo de trabalho em MPAs e OECMs.
Este grupo de especialistas foca-se no desenvolvimento de métodos para avaliar os benefícios das Áreas Marinhas Protegidas (AMP) para o ecossistema e na promoção de um design eficaz das AMP e das suas redes, desempenhando um papel fundamental nos esforços internacionais para conservar o ambiente marinho.
A reunião decorreu de 22 a 26 de Setembro na Universidade de Dalhousie co-hosted pelo Ocean Frontiers Institute.
Debateram-se aspetos relevantes que contribuirão significativamente para o reforço da conservação marinha, nomeadamente através da identificação de cinco oportunidades estratégicas para aumentar a eficácia das Áreas Marinhas Protegidas (AMP) e das Outras Medidas de Conservação Baseadas em Áreas (OECM).
Estes resultados irão incluir ainda recomendações sobre três aspetos críticos para colmatar a discrepância entre os resultados atualmente alcançados por estas abordagens e as expectativas de gestão, bem como uma análise aprofundada sobre a compatibilidade e o potencial de integração entre o desenvolvimento das energias renováveis marinhas e os objetivos de conservação associados às AMP e OECM.