O K E A N O S

Post room

Post

Posted at 29 Apr, 2025

Novo estudo avalia stocks de peixes de profundidade nos Açores

Pela primeira vez, foi realizada uma avaliação quantitativa dos stocks de quatro espécies-alvo da pesca de profundidade nos Açores: goraz (Pagellus bogaraveo), boca-negra (Helicolenus dactylopterus), pargo (Pagrus pagrus) e abrótea (Phycis phycis).

Esta avaliação permitiu estimar o Rendimento Máximo Sustentável (RMS), ou MSY (Maximum Sustainable Yield), para cada espécie, um conceito essencial na gestão pesqueira. O MSY representa a quantidade máxima de peixe que pode ser capturada anualmente sem comprometer a capacidade de regeneração da população, assegurando a sustentabilidade dos stocks a longo prazo.

Os resultados deste estudo revelam que:
- Goraz, boca-negra e pargo estão sobrepescados e as suas taxas de captura historicamente ultrapassaram o MSY, o que pode afetar a capacidade de recuperação desses stocks.
- Abrótea apresenta sinais de recuperação, indicando que a sua captura pode estar próxima ao MSY, permitindo uma recuperação gradual.

Esta investigação utilizou o modelo SPiCT, combinado com séries de reconstrução de capturas desde 1950 e índices de abundância, para melhorar a performance do mesmo, seguindo as boas práticas e diretrizes internacionais de avaliação. Com isso, os stocks foram elevados à categoria de data-moderated (dados-moderados), ampliando a base científica para a sua gestão.
A principal recomendação dos autores é investir na melhoria do sistema de coleta de dados e adotar uma gestão adaptativa que considere o MSY para garantir a continuidade da atividade piscatória e a sustentabilidade dos stocks pesqueiros.

 Consulta o artigo completo aqui: 
https://doi.org/10.1016/j.fishres.2025.107371

Created by

Daniela Cruz

Last update

29 Apr, 2025 08:47:29

Share this page
Learn more about Novo estudo avalia stocks de p...
okeanos.uac.pt/post-167

Contact us

+351292 200 400
okeanos.secretariado@uac.pt

Find us

OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar

Universidade dos Açores

Rua Prof. Doutor Frederico Machado, 4,
9901-862 Horta, Faial, Açores, Portugal

Open in map or send us a message

OKEANOS

Management

Funding

OKEANOS

OKEANOS WEB PORTAL © Okeanos-UAç, All Rights Reserved - 2025 — version 1.0.1

Developed by Valter Medeiros VALTER MEDEIROS, with my special thanks to @all.