No passado sábado chegou à Horta o Norberto Serpa, após uma viagem à volta do mundo no seu veleiro Taka Tres. O périplo demorou cerca de 6 anos e tocou em dezenas de ilhas e portos de todos os continentes. Durante a sua viagem de circum-navegação, o Norberto interagiu com as populações locais e divulgou os Açores e o Instituto OKEANOS.
O Norberto Serpa foi técnico no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, hoje Instituto OKEANOS, desde os anos 80 do século passado, até meados da década de 2010. Ele foi e é uma figura incontornável para todos os técnicos e investigadores que com ele trabalharam, pelo conhecimento que possui sobre os ecossistemas marinhos dos Açores e pela disponibilidade total e abnegada para apoiar todos os que precisavam dele para realizar trabalhos de investigação no mar. Durante a sua volta ao mundo o Norberto recebeu vários de nós, para fazer investigação a partir do seu veleiro, por exemplo em Cabo Verde e nas Caraíbas, ou somente para disfrutar da navegação à vela e da descoberta de novos destinos exóticos.
O Norberto deixou um rasto de amizade e de respeito inigualável e por isso nos associamos a congratulá-lo por esta façanha que ele tanto sonhou e realizou.