O projeto NAUTILOS, uma iniciativa europeia de referência em tecnologia para a monitorização oceânica, realizará a sua Conferência Final, hoje, na Escola do Mar dos Açores.
O evento, em formato híbrido, reunirá parceiros do projeto, cientistas marinhos, decisores políticos e outros stakeholders, permitindo uma troca de conhecimento alargada e internacional.
A conferência destacará os principais avanços do projeto, incluindo o desenvolvimento de 18 sensores inovadores para a monitorização de variáveis críticas como oxigénio dissolvido e microplásticos, dos quais 14 estão próximos da comercialização.
Também serão apresentados projetos de ciência cidadã, como a app 'Nautilos', campanhas de deteção de lixo marinho e plataformas de dados abertas, como o Portal de Dados do NAUTILOS e o EMODnet. A Comissão Europeia irá partilhar a sua visão sobre o futuro da observação oceânica, sublinhando a importância da colaboração internacional e da integração de dados de ciência cidadã para políticas baseadas em evidências.
O Instituto OKEANOS, através do IMAR, é um dos 21 parceiros do projeto, responsável por propor casos de estudo e pela marcação de várias espécies de megafauna (tubarão baleia, tubarão albafar, tubarão azul, tubarão Mako (Rinquim) e Jamantas), com as tags NAUTILOS para análise de comportamento e medição do oxigénio dissolvido.
Hoje, é com grande prazer que somos anfitriões da conferência e reunião finais do projeto.