Ana Colaço integra a exposição “O Mar por Objeto: As mulheres, a ciência e o outro lado do Oceano”
Temos orgulho em partilhar que a nossa colega Ana Colaço é uma das protagonistas da exposição “O Mar por Objeto: As mulheres, a ciência e o outro lado do Oceano”, inaugurada a 8 de agosto no Museu Marítimo de Ílhavo, no âmbito das comemorações do seu 88.º aniversário.
A mostra reúne 14 retratos, da autoria do Professor Aníbal Lemos, que destacam cientistas que dedicaram a sua vida académica e profissional ao estudo do oceano e do mar português.
Estas mulheres têm desempenhado um papel fundamental no avanço do conhecimento da biodiversidade marinha, na compreensão dos impactos das alterações climáticas e na alteração das políticas de salvaguarda e sustentabilidade do oceano. Em conjunto, têm contribuído junto do Estado Português e de organismos internacionais, como a União Europeia e a ONU, para promover o oceano enquanto bem comum da Humanidade.
Provenientes das mais diversas áreas de estudo, todas têm “o mar por objeto” e estão ligadas a universidades nacionais e internacionais cuja missão é o estudo e a proteção do património marítimo.
As protagonistas são: Doutoras Ana Colaço, Ana Hilário, Filipa Bessa, Isabel Sousa Pinto, Maria João Bebianno, Maria José Costa, Vanda Brotas, Alexandra Teodósio, Clara Amorim, Teresa Mouga, Raquel Gaspar, Alexandra Silva, Mafalda Freitas e Maria Eduarda Gonçalves.
É uma honra ver a nossa investigadora integrar este grupo inspirador de mulheres que levam mais longe a ciência do mar.