De 1 a 5 de setembro, na Casa Manuel de Arriaga, o Grupo de Investigação em Pescas e Avaliação de Stocks dos Açores - @azoresfisheries - do Instituto OKEANOS da Universidade dos Açores, acolheu o 14.º Workshop do ICES sobre o Desenvolvimento de Metodologias de Avaliação Quantitativa baseadas em características da história de vida, exploração e outros parâmetros relevantes para stocks com dados limitados.
O objetivo do WKLIFE XIV foi promover o desenvolvimento de métodos de avaliação de stocks, avaliação do estado dos stocks e aconselhamento sobre capturas para stocks com dados limitados. Participantes de 12 países, incluindo Dinamarca, Alemanha, Espanha, Japão e Angola, entre outros, contribuíram com 35 apresentações, acompanhadas de discussões e sessões de trabalho focadas em tópicos com dados limitados.
Os nossos investigadores contribuíram com duas apresentações:
Desde 2024, como parte do seu doutoramento, Wendell Medeiros-Leal tem liderado o desenvolvimento de novas regras de controlo de capturas e limites de biomassa para stocks de baixa produtividade, como espécies de peixes de profundidade. Este trabalho foi novamente validado pelo grupo e servirá de base para as orientações do ICES para stocks de baixa produtividade em todo o Atlântico Nordeste, avaliados através de modelos de biomassa dinâmica.
Régis Santos apresentou a disponibilidade atual de dados e os principais desafios associados à avaliação do estado do stock de Beryx spp. no Atlântico Nordeste, destacando a elevada importância socioeconómica destas espécies, em particular para a região dos Açores. Abordou também os esforços em curso para aprimorar a sua avaliação nos próximos anos. Esta espécie também foi igualmente identificada como um potencial caso de estudo para novas metodologias em desenvolvimento no WKLIFE.
Agradecimentos especiais à Escola Profissional da Horta e Direção Regional da Cultura.