O K E A N O S

Post room

Post

Posted at 17 Sep, 2025

Investigadores do Instituto Okeanos participam em novo artigo

O Atlântico Norte é um verdadeiro mosaico de ecossistemas de águas profundas, que vão desde o Golfo do México e Mar das Caraíbas até ao Atlântico Nordeste, regiões tropicais e subpolares desta bacia oceânica.

 Neste artigo, os autores apresentam uma visão abrangente da topografia, oceanografia e biodiversidade desta vasta região, analisando o estado atual do conhecimento sobre 18 ecossistemas pelágicos e bentónicos, incluindo, naturalmente, os que ocorrem nos Açores. 
 
O estudo identifica lacunas importantes de informação, especialmente em algumas zonas económicas exclusivas (ZEE) do Mar das Caraíbas, que devem ser prioridade em futuras expedições científicas.
Além disso, o trabalho avalia os impactos humanos nestes ecossistemas, como pesca, transporte marítimo, extração mineral e as alterações climáticas,  e analisa as medidas existentes de proteção a nível internacional, regional e nacional.

Entre as recomendações-chave, destaca-se a necessidade de investir na investigação sobre distribuição, conectividade e funcionamento dos ecossistemas, pilares essenciais para garantir que qualquer desenvolvimento futuro no mar profundo seja verdadeiramente sustentável.

Consulta o artigo completo aqui:
https://doi.org/10.1016/j.dsr.2025.104580

Created by

Daniela Cruz

Last update

17 Sep, 2025 15:22:49

Share this page
Learn more about Investigadores do Instituto Ok...
okeanos.uac.pt/post-240

Contact us

+351292 200 400
okeanos.secretariado@uac.pt

Find us

OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar

Universidade dos Açores

Rua Prof. Doutor Frederico Machado, 4,
9901-862 Horta, Faial, Açores, Portugal

Open in map or send us a message

OKEANOS

Management

Funding

OKEANOS

OKEANOS WEB PORTAL © Okeanos-UAç, All Rights Reserved - 2025 — version 1.0.1

Developed by Valter Medeiros VALTER MEDEIROS, with my special thanks to @all.