Cinco investigadores do Instituto OKEANOS – Universidade dos Açores conquistaram financiamento exclusivo da FCT para a Região Autónoma dos Açores, reforçando a investigação científica feita no arquipélago.
Telmo Morato – Avaliação de Ecossistemas do Mar Profundo para Soluções Políticas
Vai avaliar a biodiversidade e a integridade dos ecossistemas do mar profundo nos Açores, através de abordagens inovadoras e economicamente viáveis (cost-effective), que ligam ciência e políticas públicas para uma gestão sustentável destes ambientes únicos.
Régis Santos – Modelação oceanográfica para a gestão espacial de peixes e invertebrados marinhos nos Açores
Vai modelar a dispersão larvar e a conectividade nos Açores para orientar a gestão das pescas, focando-se nas principais espécies comerciais.
Catharina Pieper – microGASP – Emissões de Gases com Efeito de Estufa da Poluição por Plásticos: Os Açores como Farol da Transição Ecológica na Interface Espaço – Oceano
Vai investigar se a degradação de plásticos emite gases com efeito de estufa e propor soluções inovadoras para mitigar a poluição marinha.
Jorge Fontes – Observação dos ecossistemas mesopelágicos com plataformas inteligentes em predadores oceânicos num planeta em mudança
O projeto MANTA irá usar tecnologia avançada em predadores como tubarões e jamantas para revelar os segredos da “zona crepuscular” do oceano.
Frederic Vandeperre – Monitorização, Avaliação e Investigação de Tartarugas Marinhas e pescarias oceânicas para uma Gestão Sustentável nos Açores
Vai estudar tartarugas-comuns e verdes como indicadores da saúde dos ecossistemas marinhos, apoiando estratégias de conservação nos Açores.
Orgulho no talento e dedicação da nossa equipa, que coloca os Açores na linha da frente da investigação marinha internacional!