O K E A N O S

Post room

Post

Posted at 06 Jun, 2024

Açores na vanguarda da investigação do Mar Profundo

Os esforços de investigação realizados durante os últimos anos, colocaram Portugal, e os Açores em particular, no topo mundial do conhecimento sobre o Mar Profundo. Por esse e tantos outros motivos, convidamos-vos a celebrar o Dia Mundial dos Oceanos connosco!
 
O mar profundo cobre mais de dois terços da superfície da Terra, mas esta vastidão misteriosa e oculta está em grande parte por explorar. Nos Açores, o investimento por parte da comunidade científica e pelo Governo Regional abriu uma janela para os grandes ecossistemas de águas profundas.

Historicamente, a exploração do oceano profundo tem sido um exercício lento e altamente dispendioso, executada apenas pelas elites científicas, com os melhores meios tecnológicos à sua disposição ou em missões pontuais e de frequência insuficiente. Conscientes das limitações inerentes à complexidade e aos custos elevados dessas expedições, ao longo dos últimos anos, o Grupo de Investigação do Mar Profundo dos Açores (ADSR) do OKEANOS - Universidade dos Açores, desenvolveu uma tecnologia destinada a tornar esta exploração acessível a todos, superando as barreiras financeiras e tecnológicas das campanhas de exploração do mar profundo. O desenvolvimento da Azor drift-cam, um dispositivo de baixo custo e fácil manuseamento que permite recolher imagens e ter acesso às áreas mais remotas e inóspitas do planeta, possibilitou explorar todos os montes submarinos, cristas e encostas das ilhas dos Açores até aos 1000 metros de profundidade. 

“Durante os últimos anos, visitámos todas as 140 áreas dentro da ZEE dos Açores com menos de 1000 m de profundidade, realizamos cerca de 1150 mergulhos - 930 dos quais com a Azor drift-cam-, exploramos cerca de 760 km de fundo e produzimos mais de 1300 horas de vídeo. Após meses de trabalho de recolha de imagens no mar, o trabalho continua nas salas de visualização, onde transformamos as imagens em dados. Esta informação ajudou a produzir uma das mais completas base de dados sobre o mar profundo com cerca de 82000 ocorrências de corais e esponjas - entre outros taxa”,  informa Telmo Morato, investigador principal e responsável pelo ADSR. 

Dia 7 de junho, entre as 14h30 e as 18h, decorrerá no Teatro Faialense a apresentação das mais recentes descobertas do Mar Profundo, destacando os resultados do projeto de Caracterização dos Habitats de Profundidade da subárea dos Açores, da Zona Económica Exclusiva Portuguesa.

Este evento conta com a organização do Okeanos - Instituto de Investigação em Ciências do Mar (Universidade dos Açores) e da Direção Regional das Políticas do Mar (DRPM).

Post Tags
OKEANOS
MarineSciences
DeepSea
Created by

Beatriz Silva

Last update

06 Jun, 2024 10:46:28

Share this page
Learn more about Açores na vanguarda da investi...
okeanos.uac.pt/post-33

Contact us

+351292 200 400
okeanos.secretariado@uac.pt

Find us

OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar

Universidade dos Açores

Rua Prof. Doutor Frederico Machado, 4,
9901-862 Horta, Faial, Açores, Portugal

Open in map or send us a message

OKEANOS

Management

Funding

OKEANOS

OKEANOS WEB PORTAL © Okeanos-UAç, All Rights Reserved - 2024 — version 1.0.1

Developed by Valter Medeiros VALTER MEDEIROS, with my special thanks to @all.